5 tips for your salon to face the post-pandemic market

5 dicas para o seu salão de beleza enfrentar o mercado pós-pandemia

Segundo a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, o setor da beleza foi um dos que mais se transformou durante o isolamento social no Brasil e no mundo. No Brasil, 58% das pessoas pagam para fazer algum tratamento nos cabelos no mínimo a cada dois meses, o que representa 61 milhões de indivíduos versus 40% da média global.

Os salões de beleza, assim como as barbearias tiveram que se adequar com diferentes medidas para atender todas as determinações do Ministério da Saúde em relação à prevenção contra à Covid 19.

Pensando nisso, conversamos com Juliana Lignelli, agente de inovação do Sebrae Santo André, que nos traz cinco dicas essenciais para adaptar o seu negócio aos novos tempos:

Saúde financeira

O ideal é preservar o caixa não só nesse momento em que o salão está funcionado com restrições, mas também quando retomar as atividades normalmente, pois estamos enfrentando uma resseção econômica. Um bom começo é olhar o número de produtos parados no estoque e os que tiverem em excesso (ou com prazo de validade próximo) podem ser oferecidos para os clientes com preços mais vantajosos. Vale lembrar que é um bom momento para rever ou criar uma planilha financeira dos gastos da empresa com preços unitários de todos os serviços, produtos, além do custo operacional e fixo para perceber os principais gargalos e pensar no enxugamento dos gastos.

 

Medidas de saúde

O mais importante que é o salão de cabeleireiro siga as recomendações das medidas de prevenção do seu município e atenda todas as suas exigências. Percebemos, que de modo geral, as principais exigências são além do uso de máscara e disponibilizar álcool em gel, manter a distância de 1 metro entre as pessoas é essencial. Por isso, o salão terá que rever o posicionamento das cadeiras, macas, recepção, lavatório entre outros.

Evitar aglomerações é primordial, ou seja, estude o aumento do tempo de atendimento e intervalo entre os clientes. Vale também pedir para que o cliente ligue antes para saber se há pessoas esperando, por exemplo, quando quiser ir ao salão sem marcar previamente. Manter as janelas e portas abertas para a circulação de ar é recomendado, além de preservar os funcionários que são grupo de riscos ou aqueles que apresentarem qualquer sintoma da COVID 19.

 

Atendimento domiciliar

Fechar o espaço é uma decisão difícil, mas pode ser muito certeira quando o custo do aluguel se torna muito caro. E em alguns casos, inviável. Alguns tipos de serviço como estética, depilação e manicure são bastante comuns de serem realizados nas casas dos clientes. Os serviços de cabelo também poderão ser adaptados, afinal, alguns tratamentos exigem a lavagem durante o processo. Para garantir o fluxo de clientes vale a pena mostrar os benefícios de você se deslocar até a casa da pessoa. Por exemplo, se o cliente achava o salão longe, se tem um tempo escasso ou se tem filhos pequenos, o atendimento domiciliar é uma boa alternativa. Também é importante mostrar o seu cuidado com a esterilização de produtos e medidas de higiene.

Informação importante!: tanto no atendimento no salão como na casa do cliente, o profissional de beleza deverá vestir máscara (recomenda-se trocar na hora que chegar na casa do cliente ou entre um atendimento e outro no salão, usar luvas, desinfectar todos os equipamentos antes de cada cliente e cuidar também da higienização dos calçados).  

 

Fidelização

A fidelização é importante, mas o mais importante é conhecer para quem e como você vai oferecer os chamados programas de fidelização. Geralmente, cartões fidelidade ou pacotes vêm associados a benefícios. Mas, não adianta oferecer um benefício que não seja interessante para o cliente. Caso seja uma cliente que faz apenas procedimentos de alisamento ou mechas no salão, talvez o corte não seja tão interessante, ou um pacote de manicure, quanto um produto que a ajude a manter o cronograma capilar de hidratação em casa. Pense no que a sua cliente mais precisa, esse é um caminho interessante para criar ofertas irresistíveis.

Case de destaque para clientes que frequentam sempre o salão:
No período da quarentena, quando todos os salões tiveram que fechar, Eliane Leite da Casa das Princesas, vendeu várias linhas de produtos para suas clientes cuidarem dos cabelos em casa.

“Indico e as clientes amam os tratamentos de mandioca e o efeito teia da linha da Grankera”, conta Eliane

 

Venda de produtos home care

Com a pandemia, muitas mulheres tiveram que começar a se cuidar em casa, principalmente àquelas que estavam acostumadas a lavar e a escovar os cabelos semanalmente no salão. E esses hábitos podem perdurar até o final do ano e início de 2021. Por isso, vários profissionais da área de beleza começaram a dar dicas, principalmente nas redes sociais e por whatsapp de tratamentos para manter os cuidados em casa.

Muitos profissionais começaram a orientar seus clientes pelo atendimento on-line. Essa consultoria inclui indicação de produtos e melhores tratamentos para hidratar e recuperar os cabelos em casa. Os profissionais passaram a atender seus clientes de forma personalizada também na indicação dos produtos de uso home care. É muito mais do que só vender, afinal, o profissional conhece o cabelo da sua cliente e sabe o que realmente vai dar certo em termos de shampoo, condicionador, máscara e finalizador.

 

Negociação

Negociação e bom senso são as palavras-chaves para sobreviver a esse período com mais fôlego. Vale a pena conversar com fornecedores, funcionários e também com o dono do imóvel.

Para mais dicas e cursos gratuitos, entre em contato com o Sebrae pelo 0800 570 0800. https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

 

Texto: Maria Cláudia Aravecchia Klein

Intagram: @revistavidapratica

 

 

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