ESTRESSE E QUEDA DE CABELO: COMO MELHORAR A SAÚDE DOS FIOS E DIMINUIR ESSE PROBLEMA

Vários fatores interferem na saúde do cabelo, procedimentos químicos em excesso (coloração, escova progressiva, relaxamento), falta de vitaminas, anemia, alterações hormonais, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e problemas com o couro cabeludo como seborreia e caspa. O que poucas pessoas sabem é que a saúde dos cabelos tem uma relação direta com a saúde emocional. Momentos de estresse, ansiedade, preocupação e até depressão, refletem diretamente no equilíbrio e na beleza dos cabelos.

 

POR QUE O ESTRESSE É UM DOS CAUSADORES DA QUEDA DE CABELO?

O estresse é um problema bastante comum na atualidade e neste período de quarentena vivemos momentos de muitas restrições e preocupações por conta da pandemia mundial. Grande parte da população desenvolveu crises de ansiedade, estresse e até mesmo depressão, tornando frequente a queda capilar irregular na rotina de muitos.
Ocorreram mudanças na vida de todos e de uma hora para outra tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. O nosso corpo e mente encaram o desconhecido como algo negativo e sem perceber, nessa situação, enviamos sinais de alerta para o nosso cérebro que por sua vez libera hormônios e substâncias que ocasionam a queda dos fios.

DICAS PARA AMENIZAR A QUEDA DE CABELO

 

RELAXE, TUDO É PASSAGEIRO!

Encontrar o equilíbrio emocional em meio à pandemia mundial é difícil, mas existem muitas técnicas que podem te auxiliar e trazer um pouco de clareza e conforto para esses momentos angustiantes. O simples ato de aprender a respirar corretamente já é um grande passo, pesquise sobre as técnicas de respiração usados na prática de meditação e ioga, fazer exercícios leves ou dançar também ajuda você a encontrar um refúgio no meio de tanta preocupação e cobrança. Em caso de crises de ansiedade a melhor saída é buscar ajuda profissional de psicólogos, existe uma rede de apoio psicológico gratuito na internet (https://www.rededeapoiopsicologico.org.br) onde você se conecta com profissionais formados que estão dispostos a te ajudar a controlar essas crises.

 

CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO E MANTENHA-SE HIDRATADO

O isolamento obrigou muita gente a ficar dentro de casa e com o equilíbrio emocional desregulado a vontade de comer doces e alimentos ricos em gordura, mais conhecidos como “comfort food”, só aumentaram. Para ter em uma alimentação saudável é necessário adotar uma rotina de planejamento alimentar, assim você mantém uma alimentação consciente e saudável. Dê preferência para proteínas com baixo teor de gordura, legumes, verduras, frutas e castanhas, pois esses alimentos são repletos de nutrientes, como ferro, biotina, zinco, cobre e licopeno que auxiliam no fortalecimento dos fios de cabelo e ainda aliviam a tensão.
Não esqueça de se hidratar! O consumo de água também é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo

 

HIGIENE NA MEDIDA CERTA

“O equilíbrio interno reflete diretamente na pele e no cabelo saudável de uma pessoa, mas manter o cabelo limpo também é muito importante, ficar muito tempo sem lavar o cabelo pode desencadear um processo inflamatório no couro cabeludo e, com isso, o aumento repentino da oleosidade que está associada a queda” afirma Rafael Lima, tricologista e especialista em tratamentos cosméticos capilares.
Uma boa medida para evitar a queda de cabelo irregular é usar produtos que contenham ativos que acalmam o couro cabeludo e façam uma limpeza profunda sem agredir os fios.
Uma técnica muito utilizada para estimular o crescimento e limpar de forma suave o couro cabeludo é o detox capilar, indicado para ser feito uma vez por semana ou a cada quinze dias, esse procedimento é realizado em três etapas que você pode conferir nesse link: Click Aqui
Adotar um cronograma capilar também pode ser uma forma de manter o seu cabelo forte, hidratado e com brilho natural, nesse caso é bom consultar cabeleireiros especialistas, pois através de uma análise você poderá descobrir a melhor rotina para o seu tipo de cabelo

 

PROCURE AJUDA MÉDICA

É comum acontecer “efeito rebote” quando existe o costume de se automedicar e isso pode ser muito perigoso, remédio é para ser usado apenas com prescrição médica e se a queda capilar estiver intensa será necessário realizar exames para verificar o porquê dessa disfunção no seu organismo, só assim para identificar a causa e fazer um tratamento adequado, trazendo de volta a sua saúde capilar.
Você pode procurar por Dermatologistas especializados em Tricologia, área da medicina que trata de problemas capilares existe diversos tipos de tratamentos no mercado que variam desde fórmulas e tônicos manipulados até tratamentos mais específicos como a mesoterapia capilar

 

TENHA UM MOMENTO SÓ SEU

Você se lembra de quando foi a última vez que se sentiu completamente relaxada(o), aquela sensação de leveza ou de entusiasmo em fazer algo que você realmente gosta? Se a sua resposta foi NÃO, está na hora de reservar um tempo para a pessoa mais importante da sua vida, VOCÊ!
Aprenda a olhar para dentro e enxergar o que faz falta no seu cotidiano, seja um momento para leitura de um livro ou um curso profissionalizante, praticar algum tipo de esporte ou dança, se despertar para o autocuidado e cuidar da sua pele e dos seus cabelos, esse compromisso com VOCÊ vai te fortalecer e manter a sua mente mais leve trazendo equilíbrio para seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *